terça-feira, 29 de maio de 2007

CRUZEIRO EM QUEDA LIVRE

Com o bom público para o horário, o Cruzeiro amargou sua segunda derrota no Campeonato Brasileiro. Foram 9 mil pagantes que estiveram no Gigante da Pampulha no domingo às 18:10 para ver Cruzeiro x Paraná. Se não bastasse o frio e a chuva, os torcedores assistiram a um Cruzeiro sem vontade e errando muitos passes, mas, aos 43 minutos iniciais Guilherme fez 1x 0 para o Cruzeiro. O torcedor celeste ainda comemorava quando Joelson, de falta, empatou a partida.


Ao fim da primeira etapa, os jogadores do Cruzeiro saíram do campo sobre vaias da torcida, que estava sem paciência com a equipe. O torcedor Fábio Santos reclamou: “A gente sai de casa, em baixo de chuva, em um horário horrível, para ver um time sem vontade. O Dorival (técnico do Cruzeiro) tem que mudar o time para o Cruzeiro vencer”.Na volta do intervalo, os 45 minutos finais foram emocionantes.


O Paraná, mesmo com um jogador a menos, virou a partida para 2x1 com Josiel, aos 14 minutos. O time da Toca empatou com Rômulo e, aos 29, Guilherme fez o gol da virada Celeste. A alegria da torcida durou pouco. Novamente Josiel empatou e Everton virou para o time paranaense. O torcedor Felipe Bento, revoltado com a atuação do Cruzeiro falou. “É uns absurdos esses jogadores, ganhando os salários que ganham, não honraram a camisa do time. Se continuar assim vamos para a segunda divisão”.


Com a derrota o Cruzeiro foi para a 18° colocação na tabela, somando apenas um ponto. O time da Toca tem a pior defesa do campeonato, com nove gols sofridos.

terça-feira, 22 de maio de 2007

Semana de Literatura

A faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte abriu espaço para a Primeira Semana Literária, que contou com palestrantes renomados no meio da comunicação, alunos do curso de jornalismo e publicidade e propaganda.O evento começou no dia 07 de maio com o palestrante Murilo Badaró, presidente da Academia Mineira de Letras que falou sobre os aspectos que envolvem uma produção de um livro-reportagem, desde de pesquisa a investigação jornalística sociológica. Após a palestra houve um coquetel de abertura que contou com a participação de todos palestrantes, professores, colaboradores da faculdade e alguns alunos.

O segundo dia, terça feira dia 8, contou com a participação de Angelita Cristiane, atriz, diretora, e professora de língua portuguesa e teatral da faculdade Estácio de Sá-BH e com a apresentação do jornalista, professor e coordenador do curso de jornalismo da faculdade Estácio de Sá-BH, Carlos Alberto Santos. Foram discutidas as diferenças no processo de criação da personagem em textos literários, jornalísticos e teatrais. O jornalista Carlos Herculano e o publicitário Jorge Neto também compareceram ao debate.

No dia 9, quarta-feira, a palestra foi bem descontraída com a participação do professor de Jornalismo On-line da Faculdade Estácio de Sá-BH, Evaldo Fonseca e a mestre em comunicação social, Joana Matedi, contando com a presença das convidadas Juliana Sampaio, publicitária, e Laura Guimarães, professora da Fafich/UFMG. Laura e Juliana descreveram como foi a idéia de criar um blog falando de suas rotinas maternas que, hoje além de se transforma em livro, inspirou em um programa de televisão.
Na quinta feira dia 10, o objetivo era a incorporação e contaminação da poesia na vida cotidiana. Marcelo Dolabella poeta e professor universitário e Cássio Martinho especialista em comunicação e sociabilidade e o professor José Pereira graduado em letras pela UFMG conduziram a palestra.
No quinto e ultimo dia, sexta-feira com o tema De Marquês de Sade a Bruna Surfistinha foi apresentado um olhar retrospectivo do erotismo na literatura européia no século XVIII em contraponto com a produção brasileira contemporânea. Com uma decoração à luz de velas a apresentação contou com a presença dos professores da faculdade Estácio de Sá-BH, Célia Nonata, Ricardo Figueiredo e Helenice. A palestra foi instigante. Isso porque foram apresentadas desde assuntos e fotos polêmicas da época de Marquês de Sade ao incidente da professora Helenice, que ao final, derrubou uma vela, descontraindo ainda mais o evento. Por pouco literalmente o auditório não pegou fogo.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Editores do Jornal EM na Estácio de Sá

O Diretor de Redação do Jornal Estado de Minas, Josemar Guimarães, em sua apresentação no Workshop promovido pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte, mostrou aos alunos presentes o funcionamento de um jornal diário e a importância de se qualificar a cada dia para se manter no mercado de trabalho e também trabalhar nos grandes veículos de comunicação. Segundo Josemar os leitores estão mais qualificados. “Não se deve escrever fácil com a idéia de que os leitores não têm conhecimento. Devemos escrever diferente e com qualidade”, afirmou.

Com 78 anos no mercado, o Jornal Estado de Minas tem hoje os melhores repórteres do Brasil, segundo o seu diretor e, mesmo assim, tem dificuldades de atrair o publico jovem para a leitura. Após sua apresentação, Josemar foi sabatinado com perguntas de alunos e professores. Como um bom diretor de um grande jornal, suas respostas foram sempre na defensiva para não desagradar ninguém. Em certos momentos, Guimarães até acatou idéias propostas pelos alunos.


No final do debate, o diretor da faculdade Carlos Alberto Teixeira, juntamente com Josemar Gumarães, assinaram um cotrato que dará aos alunos da Estácio a oportunidade de estagiar no jornal. Dentro do workshop os alunos tiveram a oportunidade de participar de oficinas com os editores de Economia, Cidades, Esporte, dentre outros.


Cláudio Arregui, editor de Esportes, falou das dificuldades diárias de ter que agradar as duas maiores torcidas de Minas e atrair leitores que já viram o que de principal aconteceu no esporte através da Internet, Rádio e TV. Segundo Arregui, uma arma para combater a mesmice é colocar personagens nas matérias fazendo com que a mesma se torne atraente.

Acidente na BR-040


Um acidente grave na BR 040, sentido centro, na altura do bairro Califórnia, envolvendo três carros e uma carreta de minério, deixou quatro mortos, sendo três da mesma família, e dois feridos, na tarde da ultima quarta-feira dia 18/04/2007.


O Tempra, que ia sentido Ceasa, perdeu o controle, ao fazer uma ultrapassagem perigosa, e atravessou o canteiro central atingindo de frente um palio, dirigido por Jayverson Murilo dos Santos que morreu na hora. A carreta conduzida por Ramon Adão não conseguiu desviar e atingiu o Tempra. Um gol que vinha atrás do palio não consegui parar e também se envolveu na batida.


No palio, além do motorista, sua esposa e a filha de dois meses morreram. A outra filha do casal, de cinco anos, foi levada em estado grave para o hospital João XXIII.


No Tempra o passageiro, que não foi identificado, morreu presas às ferragens e o motorista Geisson Araújo da Costa foi levado ao hospital João XXIII com ferimentos leves. Os passageiros do Gol e da carreta nada sofreram.