terça-feira, 22 de maio de 2007

Semana de Literatura

A faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte abriu espaço para a Primeira Semana Literária, que contou com palestrantes renomados no meio da comunicação, alunos do curso de jornalismo e publicidade e propaganda.O evento começou no dia 07 de maio com o palestrante Murilo Badaró, presidente da Academia Mineira de Letras que falou sobre os aspectos que envolvem uma produção de um livro-reportagem, desde de pesquisa a investigação jornalística sociológica. Após a palestra houve um coquetel de abertura que contou com a participação de todos palestrantes, professores, colaboradores da faculdade e alguns alunos.

O segundo dia, terça feira dia 8, contou com a participação de Angelita Cristiane, atriz, diretora, e professora de língua portuguesa e teatral da faculdade Estácio de Sá-BH e com a apresentação do jornalista, professor e coordenador do curso de jornalismo da faculdade Estácio de Sá-BH, Carlos Alberto Santos. Foram discutidas as diferenças no processo de criação da personagem em textos literários, jornalísticos e teatrais. O jornalista Carlos Herculano e o publicitário Jorge Neto também compareceram ao debate.

No dia 9, quarta-feira, a palestra foi bem descontraída com a participação do professor de Jornalismo On-line da Faculdade Estácio de Sá-BH, Evaldo Fonseca e a mestre em comunicação social, Joana Matedi, contando com a presença das convidadas Juliana Sampaio, publicitária, e Laura Guimarães, professora da Fafich/UFMG. Laura e Juliana descreveram como foi a idéia de criar um blog falando de suas rotinas maternas que, hoje além de se transforma em livro, inspirou em um programa de televisão.
Na quinta feira dia 10, o objetivo era a incorporação e contaminação da poesia na vida cotidiana. Marcelo Dolabella poeta e professor universitário e Cássio Martinho especialista em comunicação e sociabilidade e o professor José Pereira graduado em letras pela UFMG conduziram a palestra.
No quinto e ultimo dia, sexta-feira com o tema De Marquês de Sade a Bruna Surfistinha foi apresentado um olhar retrospectivo do erotismo na literatura européia no século XVIII em contraponto com a produção brasileira contemporânea. Com uma decoração à luz de velas a apresentação contou com a presença dos professores da faculdade Estácio de Sá-BH, Célia Nonata, Ricardo Figueiredo e Helenice. A palestra foi instigante. Isso porque foram apresentadas desde assuntos e fotos polêmicas da época de Marquês de Sade ao incidente da professora Helenice, que ao final, derrubou uma vela, descontraindo ainda mais o evento. Por pouco literalmente o auditório não pegou fogo.

Nenhum comentário: