terça-feira, 12 de junho de 2007

Truco

Belo Horizonte é considerada a capital do truco, isso por que, á mais de duas décadas, a TV Alterosa promove um campeonato que reúne truqueiros de todo o país, a disputa tem duração de quase dois meses e tem como premiação uma boa quantia em dinheiro e outros prêmios.


A cobiça por troféus, medalhas e prêmios não fica apenas em disputas como a da TV Alterosa, milhares de pessoas da capital mineira têm como divertimento dos fins de semana uma partida de truco. O aposentado Juvenal Rodrigues não deixa de se reunir com os amigos para uma disputa. "É sagrado, todo domingo à tarde a gente joga um 'truquinho', é um ótimo passa tempo", disse.


Na família do aposentado o filho mais novo também aderiu ao prazer do jogo e, segundo Juvenal, o amor pelo truco se iniciou logo na juventude. "Meu filho sempre me acompanhou nos jogos e logo cedo ele já se mostrava interessado. Ele aprendeu me vendo jogando e hoje eu o considero meu melhor parceiro", falou.


O truco tradicional é disputado entre duas duplas. As cartas devem ser dadas pela direita e o baralho cortado pelo jogador da esquerda, e só podem ser dadas de três em três. A partida vale 12 pontos disputados através de mãos. Cada mão vale 2 pontos e poderá ter seu valor aumentado a 4, 8, 10 e até 12 pontos, é disputada em melhor de 3 rodadas.


Como o truco é um esporte que tem muitos adeptos, já há algum tempo existe a possibilidade de jogar truco pela Internet. Um site muito visitado pelos internautas é o Banana Games. Neste site o truco disputado é o conhecido como paulista, suas regras sofrem algumas mudanças como: as mãos valem apenas um ponto e as maiores cartas são conhecidas depois que é virada uma carta do baralho.


O desenhista Luis Bastos é um fanático pelo truco na Internet. "Há uns três anos eu conheci o site Bananas Games, depois disso foi difícil deixar de jogar pelo ao menos uma partida na hora do almoço e o mais interessante é que, como aqui onde trabalho tem mais adeptos, eu e o Geraldo montamos uma sala onde somos parceiros, logicamente respeitando as regras de não ver as cartas do meu parceiro", disse.

O site "Bananas Games" tem um ranking dos melhores jogadores. A cada partida a pontuação dos participantes é registrada e a colocação do mesmo fica disponível no site.

Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, nascido no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Niemeyer passou sua juventude como todo jovem carioca típico da época: boêmio, sem se preocupar com os rumos de sua vida. Aos 21 anos concluiu o ensino secundário. No mesmo ano casou-se com Annita Baldo, onde deste relacionamento nasceu sua filha Anna Maria Niemeyer. Oscar começa a trabalhar na oficina tipográfica da Escola Nacional de Belas Artes, de onde sai formado como engenheiro arquiteto em 1934.


Niemeyer se sentia insatisfeito com a arquitetura que via na rua e acreditava poder encontrar respostas a suas dúvidas de estudante.Em 1937, Oscar é chamado pelo ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema para projetar o novo edifício do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro.
O término da obra foi em 1943, já mostrando arrojo com o sistema de pilares de concreto que mantem o prédio "suspenso", permitindo o trânsito livre de pedestres por debaixo do mesmo, formando um espaço público de passagem.


Depois de viajar à trabalho para fora do Brasil, Niemeyer é chamado pelo então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek, isso no ano de 1940, para projetar uma série de prédios que seriam conhecidos como conjunto da Pampulha. Este seria o primeiro trabalho individual de Niemeyer, com 33 anos de idade. Os prédios ficaram prontos em 1943 e renderam muitas críticas e admiração. Niemeyer e Belo Horizonte conseguiram projeção internacional a partir da construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.


Seu estilo se tornou marcante por utilizar-se das propriedades estruturais do concreto armado para dar formas sinuosas aos prédios. Outras obras de Oscar que marcam beagá são: o Edifício Niemeyer na Praça da Liberdade, a Igreja de São Francisco de Assis, o cassino da Pampulha, o Iate clube da Pampulha, a casa do baile, o Edifício JK, a Biblioteca Publica Estadual e o colégio Estadual Central.