terça-feira, 12 de junho de 2007

Truco

Belo Horizonte é considerada a capital do truco, isso por que, á mais de duas décadas, a TV Alterosa promove um campeonato que reúne truqueiros de todo o país, a disputa tem duração de quase dois meses e tem como premiação uma boa quantia em dinheiro e outros prêmios.


A cobiça por troféus, medalhas e prêmios não fica apenas em disputas como a da TV Alterosa, milhares de pessoas da capital mineira têm como divertimento dos fins de semana uma partida de truco. O aposentado Juvenal Rodrigues não deixa de se reunir com os amigos para uma disputa. "É sagrado, todo domingo à tarde a gente joga um 'truquinho', é um ótimo passa tempo", disse.


Na família do aposentado o filho mais novo também aderiu ao prazer do jogo e, segundo Juvenal, o amor pelo truco se iniciou logo na juventude. "Meu filho sempre me acompanhou nos jogos e logo cedo ele já se mostrava interessado. Ele aprendeu me vendo jogando e hoje eu o considero meu melhor parceiro", falou.


O truco tradicional é disputado entre duas duplas. As cartas devem ser dadas pela direita e o baralho cortado pelo jogador da esquerda, e só podem ser dadas de três em três. A partida vale 12 pontos disputados através de mãos. Cada mão vale 2 pontos e poderá ter seu valor aumentado a 4, 8, 10 e até 12 pontos, é disputada em melhor de 3 rodadas.


Como o truco é um esporte que tem muitos adeptos, já há algum tempo existe a possibilidade de jogar truco pela Internet. Um site muito visitado pelos internautas é o Banana Games. Neste site o truco disputado é o conhecido como paulista, suas regras sofrem algumas mudanças como: as mãos valem apenas um ponto e as maiores cartas são conhecidas depois que é virada uma carta do baralho.


O desenhista Luis Bastos é um fanático pelo truco na Internet. "Há uns três anos eu conheci o site Bananas Games, depois disso foi difícil deixar de jogar pelo ao menos uma partida na hora do almoço e o mais interessante é que, como aqui onde trabalho tem mais adeptos, eu e o Geraldo montamos uma sala onde somos parceiros, logicamente respeitando as regras de não ver as cartas do meu parceiro", disse.

O site "Bananas Games" tem um ranking dos melhores jogadores. A cada partida a pontuação dos participantes é registrada e a colocação do mesmo fica disponível no site.

Nenhum comentário: