terça-feira, 12 de junho de 2007

Niemeyer

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, nascido no Rio de Janeiro, no dia 15 de dezembro de 1907. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.
Niemeyer passou sua juventude como todo jovem carioca típico da época: boêmio, sem se preocupar com os rumos de sua vida. Aos 21 anos concluiu o ensino secundário. No mesmo ano casou-se com Annita Baldo, onde deste relacionamento nasceu sua filha Anna Maria Niemeyer. Oscar começa a trabalhar na oficina tipográfica da Escola Nacional de Belas Artes, de onde sai formado como engenheiro arquiteto em 1934.


Niemeyer se sentia insatisfeito com a arquitetura que via na rua e acreditava poder encontrar respostas a suas dúvidas de estudante.Em 1937, Oscar é chamado pelo ministro da Educação e Saúde, Gustavo Capanema para projetar o novo edifício do Ministério da Educação e Saúde no Rio de Janeiro.
O término da obra foi em 1943, já mostrando arrojo com o sistema de pilares de concreto que mantem o prédio "suspenso", permitindo o trânsito livre de pedestres por debaixo do mesmo, formando um espaço público de passagem.


Depois de viajar à trabalho para fora do Brasil, Niemeyer é chamado pelo então prefeito de Belo Horizonte Juscelino Kubitschek, isso no ano de 1940, para projetar uma série de prédios que seriam conhecidos como conjunto da Pampulha. Este seria o primeiro trabalho individual de Niemeyer, com 33 anos de idade. Os prédios ficaram prontos em 1943 e renderam muitas críticas e admiração. Niemeyer e Belo Horizonte conseguiram projeção internacional a partir da construção do Conjunto Arquitetônico da Pampulha.


Seu estilo se tornou marcante por utilizar-se das propriedades estruturais do concreto armado para dar formas sinuosas aos prédios. Outras obras de Oscar que marcam beagá são: o Edifício Niemeyer na Praça da Liberdade, a Igreja de São Francisco de Assis, o cassino da Pampulha, o Iate clube da Pampulha, a casa do baile, o Edifício JK, a Biblioteca Publica Estadual e o colégio Estadual Central.

Nenhum comentário: